Participantes aprenderam dicas valiosas de Contas a Pagar e Receber e Fluxo de Caixa
O SESCAP BAHIA promoveu na última sexta-feira (21) no auditório do Edifício Royal Trade, sede do sindicato, mais um curso de atualização profissional. O tema escolhido foi Contas a Pagar e Receber e Fluxo de Caixa e foi conduzido pelo consultor e instrutor Glicio Oliveira. A iniciativa contou com a parceria da empresa de software Omiexperience.
“A temática financeira é relevante e atende tanto as necessidades dos nossos representados, como a de seus clientes, pois Fluxo de Caixa faz parte do andamento de qualquer empresa”, destacou o diretor Regional do SESCAP-BA Emérison Pereira.
Durante a aula foram identificados os principais problemas do departamento e apresentadas as melhores práticas para solucioná-los. Segundo Glicio, a ausência de organização reflete no andamento ideal do setor. “Se não houver um bom cadastro, uma análise de crédito e planejamento de parcelamentos (relação de taxa de recebimento x taxa de pagamento), consequentemente irá faltar dinheiro no Caixa”, ressaltou ao apontar atraso no pagamento das contas e despesas financeiras; aumento da inadimplência; falta de controle; mistura das despesas da empresa com as pessoais (do dono) como resultado dessa desorganização.
De acordo com o palestrante, o Fluxo de Caixa estruturado permite enxergar o futuro financeiro da empresa. É importante que o resultado econômico (DRE) e resultado financeiro (DFC) andem juntos e sejam equilibrados. “A empresa pode ter uma grande quantidade de produtos em estoque, por exemplo, mas com pouca saída. Isso reflete positivamente no resultado econômico, no entanto em razão da pouca entrada de dinheiro proveniente das vendas não soma ao resultado financeiro. Por esse motivo para manter a saúde econômica/financeira da empresa é fundamental planejar as entradas e saídas”, esclareceu.
Para o administrador financeiro Jucimar Santos da Luz a ocasião foi ótima para relembrar informações que devem ser colocadas em prática no dia a dia. “Muito válido para fazermos uma reflexão, porque com o passar do tempo vamos deixando passar algumas questões”, disse.
A estagiária Gleice Silva Lima também não escondeu sua satisfação em conhecer dicas importantes. “Aprendi uma série de oportunidades que posso aplicar na empresa para melhorar o andamento do setor financeiro”, concluiu.
Ascom – SESCAP BAHIA
Por Michele Coutinho