Estudo avalia impostos pagos comparados ao PIB e o IDH
A população brasileira já sabe há muito tempo que paga impostos praticamente em vão e isso foi comprovado pela 5ª vez seguida no ranking sobre retorno de impostos, onde o país está em último.
Se o brasileiro quiser ter saúde de qualidade, tem que pegar plano de saúde ou procedimentos particulares. Se quiser segurança, que encher a casa de parafernálias e viver como um prisioneiro. Se quiser ter acesso a educação de qualidade, tem que pagar por isso também. Sem contar com a burocracia do serviço público, problema com pavimentação e saneamento básico, e por ai vai. No Piauí a situação parece que é piorada por 10.
Segundo um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), O Brasil está mais uma vez em último lugar no ranking do retorno de impostos, numa lista que inclui os 30 países com as maiores cargas de tributos.
– Gráfico: Associação Comercial de São Paulo
O estudo avalia todos os impostos pagos pelos cidadãos em uma comparação com o Produto Interno Bruto e o Índice de Desenvolvimento Humano.
Quem ficou ficou em primeiro lugar no ranking foi a Austrália, seguida por Coreia do Sul de Estado Unidos. O Brasil está na 30ª posição, perdendo para Grécia, que está quebrada, Argentina e Uruguai.
Fonte: 180graus.com