Sescap Bahia
Image default
Notícias

Conheça as Novidades do Registro Digital – Fotos

Seminário “Conheça as Novidades do Registro Digital”,  realizado no Auditório da Fecomércio-BA, em Salvador, numa iniciativa conjunta do CRCBA, JUCEB, SESCAP-BA e SINDICONTA-BA.

“Estamos nos adequando ao mundo tecnológico que nos cerca”. Esta frase,
pronunciada ao público pelo presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb),
Antônio Carlos Tramm, poderia resumir o que foi o painel apresentado para a
comunidade contábil e mercantil que compareceu ao auditório da Fecomércio na
manhã desta última quinta-feira, 16 de agosto.

Estiveram presentes no evento a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado,
Luiza Maia, além de representantes de entidades relacionadas ao comércio, como

Antônio Carlos Ribeiro – CRC, Marcos Moura- SINDICONTA-BA e Altino Alves- SESCAP-
BA. Também prestigiaram o encontro o Cel. Sturaro e Capitã Francis dos Bombeiros,

Paloma Cunegundes – SEDUR SALVADOR, Cilene Azevedo da – SEFAZ SALVADOR e
Odirlei Marques e Ana Cristina Rogo da Divisa todas partícipes da REDESIM.
Um dos grandes números apresentado na palestra foi a redução de 36% e 18% no
atendimento presencial nos postos da Junta nos SACs e na sede, respectivamente. A
mudança foi possível graças ao projeto Junta Digital, iniciado em 2014, e que a partir
de 2016, já a sua sexta etapa, passou a entregar por e-mail os atos arquivados pelo
cliente, eliminando a entrega física de documentos autenticados.

O painel mostrou também que o tempo médio de tramitação dos processos na Junta
caiu em mais de 50%. O tempo médio de análise passando de 3,3 dias em 2014 para
1,35 em 2018 e o tempo total de tramitação (solução do processo) de 10 para 4 dias.
Reflexo das adequações que a Junta vem fazendo para modernizar a tramitação
interna de documentos. “Quando eu entrei na Juceb quatro anos atrás, recebia por
volta de trinta ligações por dia de gente querendo correr com a liberação de processos.
Hoje este número é zero”, celebrou o Tramm. O presidente também mostrou que
houve um aumento de 50% nos pedidos de certidões, quando comparados o primeiro
semestre de 2015 com o mesmo período de 2018, reflexo da implantação, no início de
2016, da ferramenta que permitiu ao cliente fazer e receber certidões pela internet.
Além da palestra principal, o evento também contou com a participação da analista da
Juceb, Luisa Tápia, que discorreu sobre as mudanças recentes na legislação pertinente
ao registro comercial. A manhã terminou com um espaço para perguntas da plateia,
que apresentou sugestões, críticas e elogios.

Notícias relacionadas

Webinar: O papel da Contabilidade na Aplicação das Leis de Incentivo Fiscal

admin

Summit Made In Bahia – 20% de desconto

admin

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin
Carregando..