Evento foi realizado pelo SESCAP-BA em parceria com o SESCAP-PE
“Processos Críticos para Gestão e Implantação do eSocial” foi tema do curso promovido pelo SESCAP-Bahia em parceria com o SESCAP-Pernambuco nesta quarta-feira (5), na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). A palestra foi ministrada pelo advogado empresarial e tributarista Edison Garcia Júnior, que apresentou aos participantes uma visão diferenciada sobre o projeto eSocial e como o sistema irá funcionar.
“Tem se falado muito que o eSocial vai complicar a vida do contador. Na verdade essa é mais uma nova obrigação acessória que teremos que enfrentar, assim como já enfrentamos o Sped Contábil, Fiscal, o PIS e COFINS. Muitos contadores, dependendo do software que tenham, nem vão ver e eSocial no dia a dia. Eles estarão tão atrelados ao processo de trabalho e geração dessa informação que não irão conseguir enxergar a geração do arquivo do eSocial, como é hoje, por exemplo, em um CAGED, RAIS ou uma Gefip”, explicou o palestrante.
A nova obrigação deve entrar em vigência a partir de janeiro de 2018 para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões no ano de 2016; para as demais empresas o prazo deve começar na metade do próximo ano. “O eSocial tem sim suas particularidades, com as quais é preciso ter muito cuidado, como o processo de qualificação cadastral. Será necessário verificar como está a qualidade do cadastro da empresa e tentar sanear qualquer irregularidade nessa parte e no processo de informações do cliente que chegam ao escritório. A partir daí, não será algo que vai mudar tanto a vida do profissional, pelo contrário, em médio prazo vai facilitar muito a sua vida”, garantiu Júnior.
O evento faz parte do processo de interiorização do sindicato, que tem como objetivo estender para a região metropolitana e interior do Estado cursos e palestras de assuntos pertinentes para as categorias representadas pelo Sescap. “Esse é mais um dos benefícios que o Sescap Bahia oferece aos seus associados e filiados a fim promover o aprendizado contínuo e a atualização dos profissionais”, ressaltou o presidente do SESCAP-BA, Altino Alves.
Para o vice-presidente do SESCAP-PE, Ítalo de Melo Mendes, a parceria entre os dois sindicatos foi muito salutar. “As cidades interioranas ganham muito com isso, porque as entidades juntas fortalecem o desenvolvimento do projeto Sescap no interior e é possível, desta forma, trazer palestrantes do mais alto nível, e as classes representadas só tem a ganhar com essa disseminação do conhecimento”, salientou.
A contadora Jenifer Samara de Souza aprovou a iniciativa. “A cada hora muda as obrigações e por isso encontros assim são fundamentais para nos dar um norte, porque muitas vezes ficamos sem saber para onde ir ou a quem recorrer. A palestra foi bastante proveitosa e esclarecedora”, afirmou.
O vice-presidente do SESCAP-BA, Roberto Conceição e o diretor Valdomiro Santos também marcaram presença.
Ascom – SESCAP-BA