O prazo seria encerrado na segunda-feira (7), mas instabilidade no sistema de emissão da guia fez Receita Federal prorrogar prazo até o final do mês
Após instabilidade no sistema online para emissão da guia do Documento de Arrecadação do eSocial – DAE – que tinha prazo até segunda-feira (7) – o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou a Receita Federal sobre a prorrogação do prazo para emissão da guia de contribuição relativo ao mês de outubro de 2016. Agora os empregadores têm até o dia 21 para emitir e pagar a guia do eSocial.
+ Governo adia uso obrigatório do eSocial por empregadores para 2018
Até às 17h de segunda, haviam gerado 1.058.437 DAE, o que representa 90,46% do total de empregadores que já fizeram a emissão do documento. Porém, foi constatado que 9,54% dos contribuintes ainda não tinham efetuado a emissão, logo, não conseguiriam emitir o documento do eSocial referente ao mês de outubro e efetuar o pagamento na mesma data.
Nova data
Diante dessa situação, os Ministros da Fazenda e do Trabalho e Emprego editarão portaria conjunta que prorrogará o prazo para pagamento do DAE até o dia 21 de novembro. Em nota, a Receita Federal informou que, “a medida permitirá que o Serpro estabilize os sistemas de emissão do DAE, oferecendo aos empregadores mais tempo e qualidade nos serviços oferecidos no site do eSocial”.
+ eSocial: entenda o que é e como funciona
A Receita Federal informou ainda que os contribuintes que emitiram o DAE com vencimento em 7 de novembro poderão pagar o documento nesta data ou emitir outro guia do eSocial para pagamento até a data do novo vencimento.
Fonte: IG Economia / Secretaria da Receita Federal do Brasil